domingo, dezembro 03, 2006

Natal

O Natal está aí à porta.

O ar da cidade enche-se de músicas calmas e cobre-se de luzes coloridas. Os figurantes circulam apressadamente pelas ruas numa azáfama imensa, tentando que nada lhes falte na noite maior do ano.
Enchem os sacos com sonhos de crianças, embrulhados em papeis estampados de fantasia. Anjos sorridentes, apertados por fitas douradas, espreitam das bagageiras húmidas dos carros que seguem passo a passo pelas ruas apertadas.
A mágica névoa de Dezembro, e o trânsito lento não são suficientes para desviar do seu rumo a mole humana que se dirije já para casa.
No regresso, nas vésperas do dia, rejubilam com os desejos que irão em breve tornar realidade e com as gargalhadas de satisfação que vão provocar.

Deixam para trás, na baixa da cidade, os figurantes indesejáveis que moram permanentemente no seu teatro dos sonhos. Deixam para trás todos aqueles que vivem todos os dias junto ás montras, tentando aquecer-se com as luzes que delas transbordam. Aqueles que passam as noites embrulhados em cartões ás portas das lojas de moda ou dos bazares de brinquedos.

Será que na pressa de agradar aos que os procuram no quente das lareiras, os anjinhos dos papeis lustrosos, se esqueceram de quem tanta companhia lhes fez no frio das ruas agora desertas?

Será que as luzes multicolores da cidade deixam de brilhar durante a noite de Natal?
Será que a música pára de ecoar por entre as paredes graniticas dos edifícios cinzentos da velha urbe nessa altura?
Claro que não. Tudo continua a ser como imaginámos.
Afinal é verdade que, Natal é todos os dias. Essa noite é apenas a confirmação da realidade.
Claro que os sonhos das crianças lhes continuam a inundar os pensamentos em todas as noites, e claro que também todas as manhãs há gente que sonha com um acordar diferente.

Cada um sonha com algo que parece impossível de alcançar. Cada um dos figurantes sonha por si, com os mesmos desejos egoístas de todo um ano.

Afinal, Natal é quando um homem quiser.
É pena que não seja ainda este ano...

1 comentário:

cloinca disse...

É este ano sim senhor!
Foi ontem! É hoje!
E será ainda mais brilhante amanhã!!
Porque Natal é amor... e desse lado é coisa que não falta!
;)
beijinhos para ti!